segunda-feira, 24 de março de 2008

Sobre os Jogos Olímpicos


As últimas semanas têm-nos dado contam, pela negativa, de várias notícias relativas aos Jogos Olímpicos a realizar este ano em Pequim. Não me refiro às questões relacionadas com o Tibete, mas antes às questões relacionadas com a poluição, que dão conta inclusivé de um atleta que não vai competir por tal colocar em causa a sua saúde. Pois o Comité Olímpico Internacional tinha evitado estas questões de forma muito simples: não aprovando a candidatura chinesa devido à poluição do ar ser prejudicial à saúde dos atletas. De acordo com a Carta Olímpica, o primeiro dos Princípios Fundamentais do Olimpismo defende que "Misturando o desporto, com a cultura e a educação, o Olimpismo procura criar uma forma de vida baseada na alegria do esforço, a educação de valores relacionados com um bom exemplo e respeito pelos princípios éticos universais". É um paradoxo. O respeito pelo Ambiente é (ou devia ser) um dos princípios éticos universais e a "alegria do esforço" apenas acontece em ambientes saudáveis em que o atleta se sente bem com o ar que respira. Ao não aprovar a candidatura de Pequim, o Comité não só tomava uma posição a favor do Ambiente como salvaguardava a saúde dos atletas e dava uma lição ao mundo, respeitando assim os seus próprios princípios e fazendo-se respeitar. Poderia até conseguir uma mudança de atitude por parte de Pequim em relação ao Ambiente. Mas, por vezes, há outros interesses que nos são obscuros...

sábado, 15 de março de 2008

Castelo da Dona Chica


Apresento-lhes hoje, a quem ainda não conheça, o Castelo da Dona Chica ou Castelo da Palmeira. É um magnífico palácio eclético situado junto à igreja em Palmeira no concelho de Braga. Construído no início do Século XX, o projecto conta com a assinatura do arquitecto Ernest Korrodi e conjuga vários estilos medievais e clássicos ao gosto romântico. Neste momento encontra-se em vias de classificação por parte do IGESPAR e num aparente estado de abandono resultante do seu futuro incerto. É a forma como se dá valor o património artístico em Portugal... Embora só seja possível ver ao longe, é uma excelente sugestão de visita.

quinta-feira, 13 de março de 2008

O Vale do Alto Tâmega


O vale do Alto Tâmega descendo de Espanha por entre o Alvão e o Barroso até ao vale da ribeira de Antrime, a "Ribeira" de Pena.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Marcha da Indignação - e que marcha...

Finalmente com condiçoes para continuar as reflexões do Noites, começo por dar os merecidos parabéns aos professores. Superaram as espectativas (quase cem mil) e como consequência, vejam só, o Governo recuou (embora eles continuem aflitivamente a insistir em como não recuaram). A este propósito, convido a ler as palavras de Mário Crespo no link abaixo, que subescrevo também.

http://jn.sapo.pt/2008/03/10/opiniao/acabouse.html

sexta-feira, 7 de março de 2008

Crónicas do Governo - Novamente a Educação

A política educativa deste Governo tem dado os seus frutos e como diz o povo "quem semeia ventos, colhe tempestades". Está por isso prevista a maior manifestação de professores desde o 25 de Abril (e, provavelmente, de sempre) amanhã em Lisboa; é o que dá governar de forma intransigente e arrogante, à margem dos parceiros sociais. Quem é professor uma vez, é para sempre, por isso, deixo aqui o meu apoio aos professores.