domingo, 31 de janeiro de 2010

2010

O início de um novo ano é sempre visto como uma época de renovação. É uma excelente altura para fazer um balanço e renovar o ânimo para novos projectos profissionais e pessoais. É verdade que já passou um mês desde o início do ano, mas o novo ano chinês ainda nem começou. O importante é o estado de espírito.

Deixo, por isso, algumas ideias para 2010.

Será um ano complicado para Portugal e para os portugueses. Já o foi 2009, com a "crise" a complicar a vida de muitas famílias, o encerramento de empresas, o aumento do desemprego, o aumento das taxas de juro... Ainda por cima foi ano de eleições, o que apesar de necessário para a renovação da democracia, traz consigo gastos desnecessários avolumados. Quanto a eleições, o caminho escolhido pelo Governo deu os seus frutos, assim como a inacção da oposição directa, resultando num velho Governo fragilizado e numa Assembleia da República muito fracturada. Esperam-nos, assim, tempos de incógnita. E como sempre, quem sofre é a cultura, a primeira a sofrer cortes nos investimentos.
É, por isso, importante que qualquer iniciativa cultural seja apoiada, estimulada, incentivada, de forma a que o marasmo cultural não suceda ao desincentivo financeiro.

O Noites do Tâmega conheceu algum tempo de inércia, não fruto da censura do Governo (como porventura alguns pensaram), mas antes da falta de tempo que me caracterizou nos últimos tempos (mais dedicado a outros projectos culturais, embora isso não sirva de desculpa). Mas é altura de renovar o ânimo e, por pouco que seja, fazer algo que contribua para incentivar a cultura portuguesa.
Não será, certamente, com a frequência desejada, mas voltarei a deixar mensagens, de divulgação cultural e patrimonial, de pensamentos e divagações políticas e filosóficas, de poesia...

E que o novo ano seja pleno em prosperidade.

Sem comentários: