sexta-feira, 30 de maio de 2008

Crónicas do Governo - Combustíveis


É com um sorriso irónico que tenho ouvido vários membros do Governo, ao falar sobre o aumento do preço dos combustíveis, afirmar que a solução não está na descida dos impostos mas sim na mentalidade dos portugueses, que devem aprender a não gastar tanto combustível.


Mas em que realidade vivem estes senhores?


Todos os dias tenho de percorrer cerca de 160 km em deslocação para o local de trabalho; não tenho transportes públicos como alternativa ao meu veículo pessoal e todos os dias tenho de me deslocar esses 160 km, sem hipótese de reduzir o consumo. Como eu, vivem esta realidade uma grande parte dos portugueses (a maioria), já para não falar nas empresas.


Portugal não se resume a Lisboa e Porto, cidades onde há realmente boas alternativas ao transporte pessoal, e a grande maioria dos portugueses não vive nessas cidades. Esta é a realidade que os nossos governantes continuam a ignorar (ou querem ignorar), mas são eles que sofrem com isso, são os portugueses que continuam a ter de suportar os resultados de tal ignorância.

sábado, 24 de maio de 2008

Museu do Douro


Tardou, mas agora que abriu portas o Museu do Douro apresenta-se exemplar. Abriu agora ao público uma exposição permanente intitulada "Memória da Terra do Vinho" que é, no fundo, a homenagem à identidade do Douro. Se tiverem oportunidade, não percam a visita.


domingo, 11 de maio de 2008

Sugestão de visita - Aldeia da Luz


Muito conhecida por o seu núcleo original ter sido submerso pelo Alqueva, a aldeia da Luz, reconstruída na margem deste lago artificial, é um excelente local de visita. Por ser construída de novo mas respeitando as construções originais, a aldeia dá a sensação de ter sido requalificada apresentando um núcleo magnífico. Pode ainda ser visitada a igreja, uma reconstrução da original com elementos góticos, e o museu da luz de onde pode contemplar o maior lago artificial da Europa.

Aproveitando esta visita sugiro ainda o castelo medieval de Mourão, a poucos quilómetros, e a medieval vila fortificada de Monsarás cujo núcleo histórico é, também, invejável (este, sim, requalificado), tendo sempre como panos de fundo fundo a paisagem alentejana e o Alqueva.

sábado, 10 de maio de 2008

Crónicas do Governo - Educação

Finalmente, uma voz sensata. Ludgero Marques, presidente da Associação Empresarial de Portugal, veio defender a necessidade da verdade na educação e formação em Portugal e criticar a função meramente estatística do programa Novas Oportunidades. O que me preocupa é parecer que este não é o único programa a ter essa função, mas praticamente todas as medidas educacionais deste Governo. Quando ouvi, esta semana, a senhora ministra admitir proibir os "chumbos", tive a certeza que o ensino público está condenado.
Mas convido-os a visitar o endereço http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/400ef3e0a635f7fae88b24.html

sábado, 3 de maio de 2008

Parque Internacional de Escultura ao Ar Livre


Esta semana fiquei contente com uma notícia do Diário de Trás-os-Montes que dá conta da aposta na arte por parte do Município de Carrazeda de Ansiães. Este município pretende dotar a sede de concelho com 10 obras de escultores de renome internacional que criarão o Parque Internacional de Escultura ao Ar Livre. É um grande investimento que visa a promoção do concelho e que apresenta a cultura como um factor importante para o desenvolvimento das localidades do interior.
Está de parabéns.