quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Desafio para o novo ano

O novo ano não começou bem: o aumento dos preços foi inevitável e o mesmo não se viu nos ordenados, o número de desempregados continua a aumentar e a “crise” não acabou. Estaremos condenados a este fado todos os anos? Há quem diga que a culpa é do Governo (em muitos pontos é verdade), da conjuntura internacional, do progresso... e podem encontrar-se ainda uma infinidade de explicações. A verdade é que os portugueses andam desanimados e pessimistas em relação ao futuro. Mas sempre foram, na sua maioria, pessimistas, lamentando-se da sua sorte e suspirando por uma vida melhor muitas vezes sem se esforçarem por isso.
Sendo eu conhecedor das filosofias orientais, venho aqui propor uma nova abordagem para a vida que, aliás, tem sido divulgada em alguns best-sellers da literatura actual. Explicando de forma muito básica, tudo é formado e movido por energia. Da mesma forma se acredita que o poder da mente é muito maior que o físico. Quando acreditamos que algo pode acontecer, quando somos optimistas, estamos a transferir energia para que tal aconteça e, mais cedo ou mais tarde, acaba por acontecer. Ao invés, sendo pessimistas não estamos a acreditar que algo possa acontecer, logo a energia que decorre desse acto não contribui para que aconteça.
Não será esta a explicação para a “crise” em que nos encontramos? A maior parte dos portugueses, cépticos em relação ao futuro, não têm contribuído para que este estado de coisas melhore. Lembrem-se que os que se curam são geralmente os que acreditam que tal pode acontecer. Como optimista que sou digo-vos, por experiência pessoal, que funciona, mesmo que por vezes demore. Sempre me tenho deparado com gente sem ânimo, vivendo o dia a dia em desespero; talvez se o pensamento fosse positivo as coisas corressem melhor.
Posto isto, desafio-vos a levantar esses ânimos. Espíritos positivos, pensamentos positivos, vamos assim contribuir para que Portugal tenha um futuro melhor. E mesmo que não sejamos suficientes para isso, pelo menos contribuímos para o nosso próprio futuro e para o nosso bem-estar.

1 comentário:

gy disse...

concordo... se todos pensarem positivo isto vai melhorar! pensar positivo e acreditar nos sonhos!!!